Imagens -BPI – La Caixa
Iniciativa do grupo La Caixa dinamizada em Portugal pelo BPI
Estão abertas até dia 3 de dezembro as candidaturas aos Prémios Empreendedor XXI (PEXXI), a iniciativa que recompensa as melhores ideias e startups nacionais.
É a quinta edição deste concurso promovido pelo grupo espanhol La Caixa e dinamizado em Portugal pelo BPI. É direcionado a empresas de base tecnológica com menos de três anos de atividade e elevado potencial de crescimento. Os apoios e prémios distribuídos visam impulsionar as mais corajosas e com melhores soluções para responder aos desafios do futuro, permitindo acelerar o seu processo de crescimento e expansão global. “Apoiar o desenvolvimento das startups em Portugal e fomentar o crescimento do ecossistema empreendedor”, é no fundo o grande propósito do Empreendedores XXI, sublinha o BPI.
As inscrições e todas as informações sobre o concurso estão disponíveis na página www.empreendedorxxi.pt. Para o território nacional serão distribuídos prémios no valor mínimo de 12 mil euros (seis mil para a startup vencedora na região norte, mais seis para a melhor do Sul e Ilhas), mas estes podem aumentar se existirem candidatos premiados na vertente ibérica do concurso, que está aberto a empresas portuguesas e espanholas. Esses são os Prémios Desafios e abrangem seis provas: Banca XXI, Cidade XXI, Planeta XXI, Silver XXI, Semente XXI e Vive XXI, com 25 mil euros a distribuir pelo La Caixa para cada categoria, mais 10 mil euros do que na edição transata.
Há ainda uma distinção nacional paralela a ter em conta no concurso. Como a iniciativa conta com o apoio da Agência Nacional de Inovação (ANI), através do programa Born from Knowledge (BfK), será entregue à melhor empresa ou startup portuguesa “nascida do conhecimento” e que mais se tenha destacado em atividades de Investigação & Desenvolvimento (I&D), o troféu “Árvore do Conhecimento”.
E os vencedores foram...?
Antes de sabermos quem arrecada os prémios deste ano, a Empreededores.com.pt mostra quem foram os destaques nacionais da 4ª edição dos PEXXI, que terminaram em maio de 2021.
A BestHealth4U é especializada no desenvolvimento de materiais inovadores para dispositivos médicos que se ligam à pele, desde pensos para feridas até adesivos de monitorização médica digital, promovendo uma melhor qualidade de vida e saúde para os doentes, ao mesmo tempo que reduzem o seu impacto económico e ambiental.
A Advertio é uma plataforma de aquisição de clientes que tem como objetivo tornar o crescimento dos negócios através do Marketing Digital, acessível a todo o tipo de utilizadores (desde agências de Marketing a pequenas empresas). Facilita aos seus utilizadores a aquisição de novos clientes para os seus negócios, recorrendo a tecnologias como a inteligência artificial e combinando os conteúdos online dos próprios utilizadores com a criação automática de anúncios, audiências e palavras-chave personalizadas. A Advertio assume o risco pelos seus clientes, que pagam apenas pelos clientes adquiridos.
No âmbito da sua parceria com o BPI, a ANI – através do programa Born from Knowledge (BfK) – distinguiu a startup AgroGrIN Tech, enquanto o melhor finalista nacional “nascido do conhecimento científico e tecnológico” a concurso, com o troféu ‘Árvore do Conhecimento’. Esta empresa implementa soluções inovadoras e sustentáveis para empresas que geram desperdícios de frutas e vegetais, permitindo a transformação de 100% dos resíduos em novos ingredientes alimentares e nutracêuticos. A AgroGrIN Tech é responsável pelo desenvolvimento de uma tecnologia patenteada que permite a redução de 14% das emissões de CO2 que o setor agroalimentar emite para a atmosfera. Desde 2018, a ANI já premiou três projetos de base científica e tecnológica no âmbito dos Prémios Empreendedor XXI através do BfK Awards.
A cerimónia de entrega de prémios realizou-se de forma virtual, com streaming em direto, e contou com um testemunho real da equipa Feedzai, uma empresa portuguesa dedicada à inteligência artificial para prevenir e detetar fraude nos pagamentos em instituições financeiras, que, depois da Farfetch, da Outsystems e da Talkdesk, entrou no restrito grupo dos unicórnios de origem portuguesa, com uma avaliação acima dos mil milhões de dólares, o patamar mínimo para o referido estatuto.
Prémios para as melhores empresas de cada território e de cada setor
No total, candidataram-se a esta edição 955 empresas a nível ibérico, das quais 171 portuguesas: 85 na região Norte e Centro, de onde saíram as vencedoras BestHealth4you e AgroGrIN Tech, e 86 na região Sul e Ilhas, onde se encontra a Advertio.
Os PEXXI decorrem em paralelo, em Portugal e em Espanha, no caso dos “Prémios Territoriais” (2 regiões em Portugal e 17 em Espanha), e em conjunto, nos “Prémios Desafios”, que serão atribuídos em junho de 2021. A estes últimos, concorrem todas as empresas candidatas (portuguesas e espanholas) aos oito desafios destacados: Cidade XXI (cidades mais sustentáveis, seguras, conectadas e adaptadas), Vive XXI (digitalização, novos modelos de negócios e reativação do setor hoteleiro, restaurante, turismo e lazer), Bem-estar XXI (a saúde dos cidadãos), Semente XXI (transformação digital e inovação no setor agroalimentar), Planeta XXI (sustentabilidade ambiental), Banca XXI (um novo modelo bancário mais próximo do cliente), Juntos XXI (iniciativas de impacto social), Deeptech XXI (aumentar a competitividade da indústria graças à transferência de ciência e tecnologia).
Prémios de referência para o ecossistema empreendedor
Os Prémios Empreendedor XXI foram lançados há 14 anos em Espanha pelo CaixaBank, através da DayOne – divisão do CaixaBank especializada para empresas de tecnologia, inovação e respetivos investidores -, e a iniciativa foi alargada à participação portuguesa, através do BPI, desde 2017.
Desde a sua criação, em 2007, o programa investiu 6,63 milhões de euros em prémios, que já beneficiaram mais de 430 empresas. Ao longo de sua história, mais de 8.900 startup’s já participaram e mais de 3.300 profissionais estiveram envolvidos em comités e júris.