“A Missão” é uma novela da autoria de Ferreira de Castro, publicada juntamente com “O Senhor dos Navegantes” em 1954. Aconselho a leitura deste primeiro, embora a edição da Cavalo de Ferro nos ofereça as duas leituras.
Ainda não cheguei ao segundo título, mas posso já expressar-me a propósito do primeiro. Ferreira de Castro, elogiado por escritores de renome no mundo inteiro (o próprio Stefan Zweig aconhecia e admirava a sua obra), criou um dilema moral de grande intensidade, apesar das suas curtas páginas.
Em França, durante a II Guerra Mundial, a Luftwaffe ameaçava de bombardeamento as fábricas da resistência gaulesa. Na aldeia específica dos nossos intervenientes, o edifício da fábrica é semelhante ao de uma missão católica, isto porque ambos os edifícios haviam sido pensados para fins religiosos.
Ao abrigo do costume internacional, os religiosos poderiam escrever “Missão” no seu telhado, afastando assim os bombardeios nazis. Porém, isso significaria indicar-lhes que o alvo a abater é o outro edifício, onde labutam quase meio milhar de almas. E agora?
Aqueles 13 homens de Deus devem sacrificar-se pelas almas operárias?
Ou o lado humano sobrepor-se-á ao divino e limitar-se-ão a procurar garantir a própria sobrevivência? Delicioso.
Autor: Ferreira de Castro
Editora: Cavalo de Ferro
Dificuldade de leitura: Fácil
© 2020 Designed byImpulsionar.