Á escala global, o impacto da pandemia na vida das empresas, tem levado os gestores a desafiarem as suas equipas de tecnologia e sistemas de informação na procura de soluções inovadoras que respondam à transformação que ocorre nos negócios e operações, de forma a melhorarem os processos e a oferta das suas organizações.
Um dos desafios mais prementes nesta fase que atravessamos é o da mobilidade empresarial, levando as tarefas dos escritórios físicos para modelos de trabalho remoto ou híbrido.
É com esta dinâmica de transformação digital que somos levados a desenvolver soluções inovadoras, baseadas em tecnologias como a cloud, a inteligência artificial, as webAPI, os RPA (Automação de Processos Robóticos) ou machine learning.
Estudos recentes da Gartner preveem um forte crescimento na implementação de RPA, sendo que se estima que 90% das grandes organizações, a nível mundial, terão investido em RPA até 2022.
A aplicação de RPA a processos operacionais na área financeira, no reporting fiscal, no controlo de gestão ou nos recursos humanos, tem permitido às empresas observarem melhorias significativas de desempenho, designadamente, diminuição dos tempos de execução, aumento da eficiência, redução da ocorrência de erros e aumento generalizado da satisfação e bem-estar dos seus colaboradores.
Em paralelo, cresce nas organizações a procura por softwares especializados em cada atividade, o que obriga muitas vezes à necessidade de integração entre softwares, conseguida através das WebAPI. Estas integrações permitem criar fluxos de trabalho únicos, eliminando o duplo registo e minimizando o erro, automatizando desta forma os processos funcionais, contribuíndo para empresas e soluções mais eficientes.
É também através de webAPI que conseguimos que empresas multinacionais utilizem os seus softwares em Portugal, integrando os seus dados em softwares nacionais certificados, garantindo assim as conformidades legal e fiscal.
Outra forma como a inovação está a chegar às empresas é através da inteligência artificial e machine learning. Estas soluções podem estar presentes através das funcionalidades incorporadas nos softwares de produtividade ou de negócio, apoiando os utilizadores nas operações do dia-a-dia ou através de produtos desenhados sobre estas tecnologias. Uma das mais valias da inclusão de processos de inteligência artificial e machine learning, nos processos de negócio das organizações, são os mecanismos de apoio à tomada de decisão, assegurando que as decisões são tomadas da forma certa, no momento certo e de forma a atingir o melhor resultado. A forma como a inteligência artificial pode usar dados e análises de situações similares para prever novas ocorrências, complementado com a capacidade de aprendizagem do machine learning, contribui com dados chave no suporte à tomada de decisão por parte dos utilizadores, disponibilizando informação que de outra forma seriam quase impossíveis de recolher.
Existem também outras tecnologias, já disponíveis em muitas empresas, que têm desempenhado um papel relevante neste processo de transformação digital. A digitalização de documentos, as aplicações móveis ou os portais colaborativos, têm contribuído para a desmaterialização de processos, anteriormente suportados em papel e em trabalho administrativo complexo e burocrático. A digitalização de documentos veio melhorar o acesso aos documentos e aos dados, reduzindo o consumo de papel e otimizando o tempo de processamento dos mesmos. Outra vantagem é o tratamento do arquivo dos documentos em formato digital, que permite pesquisas e consultas muito mais rápidas e eficientes do que o antigo formato em papel.
Na área de RH, os portais colaborativos permitem a desmaterialização dos processos, tais como registo de ausências, despesas, ajudas de custo ou simplesmente o acesso a recibos de vencimento são exemplos de como os processos administrativos do dia-a-dia das organizações podem ser automatizados, tornando-se um factor de inovação, contribuindo para a satisfação dos colaboradores. A tecnologia hoje disponível, permite diferentes cenários de adopção e combinando algumas destas soluções é possível às empresas, desenvolverem a digitalização de processos de negócio, reduzindo ao mínimo a intervenção humana e focando os seus colaboradores em tarefas mais motivadoras e críticas para o negócio.
Disponibilizar soluções que combinam diferentes tecnologias será o maior, mas também um dos mais atrativos desafios que as empresas enfrentam no processo de transformação digital.
O maior fator de sucesso para as empresas, na adoção tecnológica nesta era digital, será encontrar a simbiose perfeita entre pessoas e tecnologia!
Bruno Lopes