Campo Maior: Centro Educativo Alice Nabeiro há 14 anos a potenciar talentos das crianças
Cada criança tem valor e todas as ideias são válidas. O Centro trabalha para encontrar e promover o talento de cada criança e, assim, prepará-las para o futuro. Empreender e ter ideias para mudar o mundo: a base da escola cultural
O Centro Educativo Alice Nabeiro (CEAN), localizado em Campo Maior educa de forma diferenciadora as crianças desta vila do Alto Alentejo desde 2007 (data da sua fundação).
O trabalho concretizado neste Centro ao longo dos últimos 14 anos resulta da aposta que o Grupo Nabeiro Delta Cafés imprime na área da responsabilidade social na comunidade em que se insere, através da Associação Coração Delta.
O Centro é a concretização de um sonho por parte de Rui Nabeiro. O homem que hoje é um dos maiores empresários do país, quer proporcionar às crianças da sua vila natal, todas as oportunidades e ferramentas possíveis para que também elas triunfem nas suas vidas profissionais e pessoais.
Mas o que diferencia exatamente este Centro? É o compromisso assumido com as gerações mais novas, por forma a contribuir para que sejam mais ricas, mais cultas, mais informadas e capacitadas de ferramentas, comportamentos, atitudes e competências para se evidenciarem nos desafios do futuro.
Na prática, como é que estes valores e competências são transmitidos? A resposta passa pela transmissão e prática de técnicas como o empreendedorismo, dinamismo, criatividade e imaginação.
Aqui, no Centro Educativo Alice Nabeiro, todas as crianças são desafiadas a concretizarem os seus sonhos, as suas ideias e a promoverem os seus valores e competências em áreas como a cidadania, voluntariado, trabalho de projeto, solidariedade e educação ambiental.
Cada criança tem valor e todas as ideias são válidas. O Centro trabalha para encontrar e promover o talento de cada criança.
“Crianças empreendedoras e proativas”
Dionísia Gomes, Coordenadora da Associação Coração Delta, lembra que o CEAN foi criado com o objetivo de “trabalhar todas as áreas do conhecimento, tornando estas crianças empreendedoras e proativas, ou seja trabalhamos em oficina e é esta que traz o conhecimento às crianças e trabalhamos em clube, onde desenvolvem projetos empreendedores”.
O Centro Educativo Alice Nabeiro é uma aposta educativa centrada na primeira infância até aos 12 anos para crianças da comunidade de Campo Maior, alicerçada no modelo pedagógico da Escola Cultural, legado do professor Manuel Ferreira Patrício.
“Aprendemos a fazer”
Gabriel Bicho frequenta este Centro há quatro anos e reconhece que a sua aprendizagem tem sido enriquecida.
“Eu gosto de estar aqui no Centro e aprendo muito com estes professores, porque nos ensinam coisas diferentes e, principalmente, aprendemos a fazer”.
Gabriel concretiza os ensinamentos práticos que tem adquirido: “aprendi a programar, montar e desmontar computadores”, exemplificou.
“Colhemos frutos da nossa maturidade, com uma estratégia empreendedora que é muito nossa”
Carlos Pepê, Coordenador Pedagógico do CEAN, destaca a sistematização no processo de aprendizagem e ensino ao longo destes 14 anos.
“A capacidade de sermos organizados. A oferta pedagógica desta casa foi sistemática, foi sempre estruturada ao longo dos anos e sempre seguiu uma linha pedagógica muito coerente e muito firme relativamente ao que são os objetivos do próprio Centro e, isso, fez com que houvesse um crescimento gradual e sustentado da nossa oferta pedagógica. Um dos maiores exemplos é a nossa estratégia empreendedora de “Ter ideias para mudar o mundo”, como estrutura mãe do CEAN, alicerçada na Escola Cultural, permitiu-nos dar um grande enfoque aos nossos professores e não deixar que a nossa metodologia ficasse vã. Ou seja, arranjamos uma metodologia empreendedora sustentada numa metodologia pedagógica que ao longo de 14 anos veio dando frutos. Fomos sistemáticos, rigorosos e metódicos e coerentes na abordagem. Um dos grandes segredos deste Centro é a nossa equipa que se foi formando e capacitando e agora estamos a colher frutos da nossa maturidade, com uma estratégia empreendedora que é muito nossa”.
Neste ano de 2021, a estratégia empreendedora desenvolvida no CEAN passou essencialmente pela concretização de projetos na área da programação, robótica, inteligência artificial, bem como a importância da comunicação nas suas várias vertentes, nomeadamente na dinâmica digital.
O projeto de verão 2021 do CEAN esteve focado na promoção e treino de competências tecnológicas, de pensamento lógico, criatividade, imaginação, comunicação, igualdade de género e de oportunidades, autoestima, autodeterminação e inteligência emocional.
A Arca do Património
Neste projeto, os alunos co CEAN conciliaram duas dimensões distintas: por um lado trabalharam a vertente tecnológica e, por outro, o conhecimento do património local.
Através da construção de uma maquete interativa chamada “A ARCA”, com interação digital é possível conhecer o património e história campomaiorense.
Sendo tecnologicamente avançada, esta maquete propõe-se ser um elemento de partilha com a comunidade dado o estado atual da reconstrução das muralhas de Campo Maior e Ouguela, da construção do centro de interpretação da fortificação, da articulação com o centro de interpretação da natureza, mel e biodiversidade e com o Centro de interpretação do Xévora. Em articulação com os alunos do Instituto Politécnico de Portalegre no desenvolvimento de respostas multimédia e com a empresa de serralharia Toldiconfex na criação da estrutura em alumínio foi possível transformar o desenho dos alunos do CEAN em algo real, dinâmico, portátil e que valoriza e evidência a identidade cultural e patrimonial de Campo Maior.
Robots com materiais reciclados ganharam vida
No âmbito do projeto da “Oficina das ciências- CLIC”, as crianças do CEAN desenvolveram recentemente um robot, com recurso a materiais reciclados.
Aqui, os objetivos passaram por promover a literacia digital, o pensamento lógico através de plataforma digitais de inteligência artificial como a UBBU e aplicar os conhecimentos e competências à programação de robots, fomentando o espírito de equipa, igualdade de oportunidades e resiliência.
Todos foram engenheiros
Para além da consciencialização ambiental, as crianças e jovens foram desafiadas a desenvolverem uma oficina de “arquitetura de computadores”.
Os alunos fizeram uma viagem ao centro do Computador, desmontando e montando um computador, percebendo o seu funcionamento e cuidados a ter na sua manutenção.
Identificar uma necessidade, delinear um objetivo, concretizar e partilhar
No CEAN, através do projeto “Verão Refrescante” foi incutido nas crianças que é permitido sonhar; fazer é obrigatório; triunfar é um percurso e falhar é uma oportunidade para melhorar.
As crianças decidiram criar um espaço de atividades refrescantes nas instalações do CEAN, através da compra de um mega insuflável aquático e um chuveiro. Contudo, o orçamento para a aquisição deste equipamento era muito elevado. Assim, para solucionarem este problema de fluidez económica e concretizarem a sua ideia, as crianças criaram cabazes de verão para adultos e crianças.
Pais e comunidade ajudaram na concretização deste objetivo, bem como o grupo Azul do 4º ano do CEAN que decidiu ser também colaborador financiador.
Agora, os verões no CEAN são mais frescos e o insuflável aquático é partilhado com todas as crianças daquele Centro.
Mexer na terra é libertador
As crianças têm também contato com as práticas mais simples do quotidiano, como mexer na terra, aprender o processo de geminação de uma planta, cultivá-la e, no final, observar o crescimento.
O projeto denomina-se de Hortinha Amarela.
Valores transmitidos e apreendidos com esta atividade:
- Criatividade
- Sustentabilidade
- União
- Superação
Com o Centro Educativo Alice Nabeiro em Campo Maior, a comunidade terá cidadãos mais capacitados para o futuro profissionalmente e socialmente.
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