Num mundo fortemente digital e tecnológico, em que novas funções e novas profissões surgem a um ritmo muito mais rápido do que a renovação das gerações, a formação ao longo da vida ativa das pessoas é uma realidade.
Desengane-se quem pensa que depois da sua licenciatura ou mestrado poderá esquecer os livros. Desengane-se quem pensa que estudar se limita a uma fase da vida prévia à entrada no mercado de trabalho. Pelo contrário. É depois das primeiras experiências profissionais que se tem noção das lacunas e das reais necessidades de formação e especialização.
Por outro lado, a formação profissional contínua deve ser um desígnio dentro das organizações. Permite um envolvimento e retenção dos colaboradores, permite adaptar as formações e os conteúdos às necessidades específicas da empresa, e permite, acima de tudo, promover o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores, com reflexos diretos na atração e retenção do talento, na produtividade, no empenho, na identificação com o projeto e ainda na valorização dos quadros.
O conceito de life long learning vai ser incontornável, dado que a formação e a especialização têm que ser permanentes. A este propósito, muitos dos especialistas do setor reunidos no Think Tank da Educação da Moneris referem que o professor é uma das profissões do futuro.
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