Cluster Aeronáutico do Alentejo – Alta qualificação tecnológica. Milhões de Investimentos
O Alentejo tem vindo a desenvolver um grande e importante cluster aeronáutico. Embora Beja, continue a ser algo de muito estranho quanto à quase não utilização da infra-estrutura aeroportuária existente, em Évora, com destaque para a brasileira Embraer, este é um sector em franco crescimento.
Mas é na Ponte de Sôr que tudo acontece a uma velocidade vertiginosa e com investimentos de largos milhões de euros, dinamizando a economia local, atraindo recursos altamente qualificados, com escolas e indústrias no segmento da aviação e números de facturação bastante elevados. Um exemplo que deixa bem claro que o Alto-alentejo tem condições para um franco desenvolvimento, também na área tecnológica de elevada exigência, assim a região saiba dar-se a conhecer e a demonstrar as suas qualidades.
Tudo depende, em grande medida, da capacidade da iniciativa privada, é certo, mas também dos autarcas com visão, que pensam além do seu “quintalinho” e compreendem que os territórios são hoje parte integrante do Planeta e que estamos numa economia global.
Das várias empresas instaladas (e há mais a caminho), a produção tem como destinos, além do próprio país, sobretudo a exportação com destaque para os sectores civil, militar e aeroespacial.
Veja aqui a reportagem assinada por Ana Martins e Sónia Rodrigues.
© 2020 Designed byImpulsionar.