• Contacto
  • Quem Somos
  • Ficha Técnica
  • Workshops
  • Onde estudar
  • Parques Tecnológicos/Incubadoras
  • Sugestões dos Leitores
Sexta-feira, Março 24, 2023
My WordPress Website
Advertisement
  • Home
  • Opinião
  • Notícias
  • Serviços
  • Anunciar
  • Editorial
  • A Minha História
  • Coworking
Empreendedores
Home Artigos

Empreender na Agricultura

Agro Lanternas: Investir no futuro usando a herança do passado.

Empreender na Agricultura
Partilhe no FacebookPartilhe no WhatsApp

Ana Martins e Sónia Rodrigues

A empresa do setor agrícola, localizada no concelho de Elvas, saltou da venda de hortaliças nas bancas dos mercados locais para a produção de azeite e azeitona com marca registada: Agro Lanternas. Um trabalho que começou há várias décadas e que se consolidou com a introdução de novas técnicas de gestão e com o espírito empreendedor que tocou avós, pais e filhos.

 

A empresa Agro Lanternas tem sido erguida, no concelho de Elvas, ao longo de três gerações.

Nos últimos sessenta anos, a empresa de cariz familiar na sua génese, tem vindo a conquistar o seu espaço no mercado nacional e até internacional.

Tudo começou com o patriarca, Herculano Lanternas, que através da prática de uma agricultura tradicional, numa produção familiar, incutiu nos seus filhos – Joaquim e Constantino – o gosto pela terra e transmitiu-lhes os seus segredos.

Herculano era um conhecido “hortelão”, na zona de São Brás, a escassos três quilómetros da cidade hoje Património da Humanidade da UNESCO, que vendia nos mercados o que cultivava na sua horta.

Patriarca Herculano Lanternas é inspiração para o crescimento da empresa

 

Patriarca Herculano Lanternas é inspiração para o crescimento da empresa

Atualmente, a Agro Lanternas é proprietária e cultiva em 292 hectares de terreno distribuído por quatro quintas, todas no concelho de Elvas.

O olival, pomares de citrinos e frutas diversas, como alperces e ameixas, campos de melão e melancia, hortaliças várias e amendoal são as principais áreas de produção.

A família tem cerca de 80 hectares de olival intensivo, no concelho de Elvas. O ano passado (2020) produziu cerca de 20 mil litros de azeite. Também a azeitona de mesa é comercializada.

Família tem cerca de 80 hectares de olival intensivo

Família tem cerca de 80 hectares de olival intensivo.

O Azeite, a par da azeitona que lhe dá origem, da Casa Agro Lanternas é marca registada, desde o final de 2020, tendo desenvolvido uma imagem distintiva e embalagens diferenciadoras, que permitem colocar os produtos nas prateleiras de supermercado, no mercado externo e apresentar-se perante o consumidor com confiança na qualidade e competitividade do produto.

“Para além do mercado nacional, o nosso azeite é comercializado em França, Bélgica, Luxemburgo e Espanha. Toda a nossa produção é escoada e até esgotada antes do início da nova campanha”, refere Leonardo Lanternas, sócio-gerente da empresa.

O caminho para colocar os produtos nas prateleiras dos principais supermercados nacionais ainda é longo, mas nas pequenas superfícies já se pode encontrar o azeite e azeitona da família Lanternas.

“Nós não tínhamos nada, nem código de barras nos nossos produtos. Foi um longo caminho até aqui para registar a marca, embalar e rotular. Para já, temos o nosso azeite e azeitona numa pequena superfície em Puebla de la Calzada, um município da Espanha na província de Badajoz. Mas o nosso objetivo é alcançar mais”.

Em 2020, a Agro Lanternas produziu 20 mil litros de azeite

Em 2020, a Agro Lanternas produziu 20 mil litros de azeite

A azeitona de mesa pode ser encontrada em praticamente todo o país, “com particular incidência em Lisboa e Algarve, bem como em Espanha”, enumerou o elemento mais novo da direção da empresa.

A Agro Lanternas é proprietária do olival, responsável pela colheita da azeitona e o processo de transformação em azeite é realizado numa cooperativa, em Vila Boim, no concelho de Elvas, onde é também devidamente embalado e rotulado em vários tamanhos.

Azeite Agro Lanternas embalagem de 5 L.
Azeite Agro Lanternas embalagem de 3 L
Azeite Agro Lanternas embalagem de 750 ml

Vários produtos são marca registada

Marca registada são também as leguminosas (feijão seco e grão-de-bico) e a caminho vai a massa de pimentão.

Constantino exibe produção de leguminosas Agro Lanternas - Marca Registada

Produção Biológica “trará perdas de produção acentuadas”

Azeitona de mesa pode ser encontrada em vários pontos do país

A produção de azeite não é biológica, mas a empresa está empenhada em equacionar a transição, embora reconheça que a mudança trará “perdas de produção acentuadas”.

“Produzir um azeite totalmente biológico irá trazer-nos perdas de produção muito acentuadas, contudo o nosso produto é quase 80% biológico, uma vez que reduzimos muito o uso de adubos e pesticidas e já fazemos muita transformação nos nossos olivais”, justifica Leonardo.

O mesmo responsável adianta ainda que “ainda não se falava em proteção integrada dos solos e em biológico e já nós tínhamos uma máquina de trituração da rama para fazer a decomposição e subir a matéria orgânica nos solos dos nossos olivais”, lembra.

“Há vinte anos que não uso adubos à base de nitratos”

“Há vinte anos que não se usam adubos à base de nitratos, usamos mais compostos de libertação lenta. Com isso já me preocupei há muito tempo e, por isso, é que hoje estamos aqui”, acrescenta.

“Acredito que o biológico vai ser uma transição neste quadro comunitário. Já temos algumas parcelas de olival que vão entrar em produção biológica, mas não todas”, remata Leonardo Lanternas.

Leonardo Lanternas e o tio, Joaquim Lanternas

O saber, o trabalho e a capacidade de investimento têm sido fatores importantes para o crescimento desta marca alentejana.

Constantino Lanternas, 74 anos, tem toda a sua família a trabalhar na empresa: esposa, filhos e irmão.

“Trabalhamos há muitos anos juntos e temos orgulho em nos entendermos bem. Fomos aumentando a nossa produção com muito trabalho e vontade de investir, porque transformamos terrenos incultiváveis (com pedras e árvores velhas) em terras férteis, com renovação de grande parte das nossas árvores.”

Constantino Lanternas

A Agro Lanternas tem vindo a conquistar novos mercados, mas mantém a tradição da venda em mercados locais, onde privilegia o contato direto com o consumidor, como faz questão de lembrar Joaquim Lanternas.

“Nós cumprimos a tradição antiga da seara de melão, da melancia e da meloa, porque temos muito a venda direta ao consumidor, através dos mercados locais. É já uma tradição de 60 anos, que o meu pai fazia e nós fazemos questão de manter, da mesma maneira que preservamos o gosto e cultivo dos produtos hortícolas, a herança do nosso pai”.

Joaquim Lanternas exibe as laranjas da quinta. São Produzidas 300 Toneladas/Ano

A empresa preserva o saber ancestral da família.

“Temos feito pomares novos, tanto no olival, como na área dos frutos, citrinos, alperces, ameixas, hortaliças, amendoal”, enumera Constantino.

As laranjas, que são a imagem identificativa da Agro Lanternas, têm também um papel relevante. Estão plantados cerca de 10 hectares de laranjal que produzem 300 toneladas deste citrino.

Leonardo Lanternas: A 3ª Geração da família

Leonardo Lanternas

Leonardo Lanternas, de 44 anos, pertence à terceira geração da família, tendo-se formado como jovem agricultor.

Queria ir para a marinha, mas o tio Joaquim fez a pergunta certa na altura exata.

“- Então e a agricultura?”, conta. Desde então fez o percurso ao lado da família, aprendendo das suas experiências e nas formações do setor agrário que foi fazendo.

Uma das apostas mais recentes é a produção de amêndoa, numa diretiva mais industrial da empresa.

Agro Lanternas plantou 10 hectares de amendoal

Um laranjal foi transformado num amendoal intensivo na ordem dos dez hectares, no concelho de Elvas.

O toque de modernidade tem uma explicação ambiental, afastando o circuito de produção da monocultura, e também um objetivo económico:

“Apostar na variedade de culturas permite manter um quadro de pessoal especializado o ano inteiro. Com o amendoal, a colheita é feita um mês antes da azeitona e isto permite-nos aproveitar todo o equipamento e recursos humanos, num mesmo espaço de tempo. Por outro lado, compensa a época baixa de receitas, entre finais de agosto e início de setembro”, explicou à “Empreendedores”, o agricultor.

O amendoal é para já uma experiência para a Agro Lanternas, mas a produção existente já tem escoamento garantido.

“Se a experiência for bem-sucedida contamos em alargar a produção. Temos uma parceria com o Agrupamento de Produtores de Amêndoas de Elvas que garante o escoamento de toda a nossa amêndoa”.

Família Lanternas

Conscientes da importância da inovação e conquista de novos mercados, anualmente a agro lanternas investe dez por cento da sua faturação.

“Temos um investimento anual de 100 mil euros. Na Agro Lanternas temos tido sempre a política de investir dez por cento do que faturamos, em novas plantações, culturas e tecnologia”, referiu Leonardo.

No caminho do futuro há vários desafios que se colocam à família de empreendedores no setor agrícola: a aposta na produção de multiplicação de sementes biológicas e a implementação de um sistema de rega fotovoltaica dos campos agrícolas.

“Fazemos prestação de serviços a uma multinacional: a Syngenta e a Fertiprado. Com eles fazemos multiplicação de sementes nos nossos campos. Vamos fazer agora uma multiplicação de sementes biológica para a marca Syngenta, em Elvas. Trata-se da primeira fase e é experimental”.

A rega fotovoltaica dos campos agrícolas é também um dos principais projetos e investimentos da Agro lanternas num futuro próximo.

“De há dois anos a esta parte fizemos um grande investimento a nível de equipamentos para a nossa empresa. O novo projeto a desenvolver nos próximos anos passa pelas energias renováveis: o sol”, anunciou.

“O nosso objetivo é que dentro de três ou quatro anos possamos ter a rega, através do sistema solar. A empresa gasta muito em combustíveis fósseis e eletricidade. Com a utilização da rega fotovoltaica nos nossos campos agrícolas, iremos converter todo o sistema de rega para o uso da energia solar”, adianta.

Empresa agrícola assegura 12 postos de trabalho

Leonardo Lanternas ambiciona nos próximos anos construir uma empresa “mais competitiva, produtiva e que seja rentável para suportar um quadro de doze colaboradores, que em certas alturas chega aos vinte trabalhadores”.

A terceira geração, através de Leonardo, leva a empresa, através dos olhares atentos do pai e tio, Constantino e Joaquim, para caminhos mais ambiciosos, mas sem nunca esquecer a origem e a herança da tradição do bem fazer de forma sustentável e, sempre, com respeito máximo pela terra e ambiente.

Previous Post

“A saída disto não vai ser o “normal” de antigamente”

Next Post

Sugestão de Leitura: Sonetos, de Florbela Espanca

Artigos Relacionados

Forças Armadas estão a recrutar
Artigos

Forças Armadas estão a recrutar

06/01/2022
Festas do Povo de Campo Maior já são Património da Humanidade
Artigos

Festas do Povo de Campo Maior já são Património da Humanidade

16/12/2021
Canal Cultura – Rostos e programas
Artigos

Canal Cultura – Rostos e programas

16/12/2021
Next Post
Sugestão de Leitura: Sonetos, de Florbela Espanca

Sugestão de Leitura: Sonetos, de Florbela Espanca

Subscrever Newsletter
Sugestão de Leitura
Facebook-f
Instagram
Linkedin
Youtube

Subscreva a Newsletter

Política de Privacidade

Termos e Condições

Política de devolução

Copyright 2023 © Empreendedores. Design by Impulsionar.pt
No Result
View All Result
  • Home
  • Notícias
  • Opinião
  • Serviços
  • Anunciar
  • Editorial
  • A Minha História
  • Coworking
  • Ficha Técnica
  • Contacto

© 2020 Designed byImpulsionar.

This website uses cookies. By continuing to use this website you are giving consent to cookies being used. Visit our Privacy and Cookie Policy.

Irá ser contactado muito em breve pela nossa equipa.

Obrigado.

Empreendedores

Fale Connosco