Foram muitos anos na RTP como jornalista. Ainda viveu em Paris, onde também estudou, passou pela assessoria de imprensa no Governo com o então Secretário de Estado, Carlos Moedas e sempre manteve uma atracção pela área dos eventos. Quando decidiu tornar-se empreendedora nos negócios, avançou com o projecto Fábrica das Festas, hoje em transformação mas sem renegar as origens.
São várias as empresas que organizam festas de aniversário ou outros eventos festivos. Mas para qualquer um fazer isso em casa nem sempre é fácil, sobretudo porque não abundam os locais onde adquirir todos os adereços que diferenciam qualquer festa. E nesta altura, festas nem vê-las.
Patrícia Gallo detectou o nicho de mercado e criou a “Fábrica das Festas”. A antiga jornalista da RTP e ex-assessora do ex-secretário de Estado Carlos Moedas, que transitou para Comissário Europeu e que actualmente é administrador da Fundação Calouste Gulbenkian, há muito que procurava um negócio focado no cliente final. Pesquisou, contactou com outros potenciais negócios mas a sua preferência foi para uma área que desde sempre lhe agradou e para a qual se sente vocacionada: os eventos e decoração. Patrícia, abriu então a loja “Fábrica das Festas” no Parque das Nações em Lisboa.
Entre 2011 e 2014 esteve ocupada como assessora de Carlos Moedas. Foi uma interrupção na carreira de jornalista na RTP onde esteve 25 anos. Mas o regresso como muitas vezes acontece não se concretizou. “Pensei em regressar à RTP. Mas depois percebi que talvez tivesse oportunidades noutras áreas da comunicação”, disse à “Empreendedores” a agora empresária e consultora. “Ponderei a hipótese mas depois saí depois de ter perspectivas mais concretas”, acrescentou.
A empreendedora saiu do governo com a ida do Secretário de Estado que foi para Bruxelas, onde exerceu o cargo de Comissário Europeu.
Patrícia, ingressou na Pyrsia, onde é consultora de comunicação acumulando com a gestão da “Fábrica”. “Avancei por aqui já que queria fazer algo diferente neste segmento dos eventos. Vendemos artigos para festas, sobretudo os destinados às crianças mas os adultos não são esquecidos.
Há presentes e complementos para festas, como são, por exemplo, os balões de todas as formas, cores e feitios”, adianta Patricia, feliz com a sua nova iniciativa que, à semelhança de muitos negócios teve que se adaptar aos tempos de Pandemia que vivemos. É que Festas, agora, só em casa e em Família reduzida.
E a experiência? Aberta a loja há poucos anos, a antiga profissional de televisão é pragmática. “Nota-se que fazia falta um espaço comercial como este e num bairro com a dimensão do Parque das Nações.
Quando estávamos abertos ao público, tínhamos muitas visitas e as pessoas voltavam para comprar. E isso é muito importante porque revela interesse e confiança na marca por parte dos clientes”, realça a empresária visivelmente satisfeita e que adianta ter “pessoas que entravam pela primeira vez na loja todos os dias”.
Apesar de tudo, “o projeto tem evoluído positivamente, não tão rápido como seria desejado mas a situação de pandemia mundial obrigou a fazer ajustes no caminho traçado”.
Quando deixamos um emprego com garantias, como era o caso da RTP, há sempre, ou pode haver, pelo menos, momentos de arrependimento, sobretudo quando os objectivos a que nos propusemos não são alcançados no tempo e ao ritmo a que esperávamos. Mas arrependimentos não são com a empreendedora: ”Arrepender, não! Nem pensar! Tomei essa decisão depois de reflectir muito e ponderar os piores cenários.
O que não quer dizer que esta aposta esteja a ser fácil, não está, mas tem sido um desafio muito interessante e compensador.
Atenta aos sinais do mercado, Patrícia Gallo quis satisfazer o mais possível a sua clientela, muito feminina. Avançou por isso com as novidades ao nível de marcas de roupa e acessórios infantis. A empresa, embora tenha as portas fechadas ao público, como quase todas, vende online. As novidades podem ser encontradas em diversas marcas.
”Arca Mágica, Knot, Mayoral, Maria Concha. Aconselhamos as mães na organização do guarda roupa dos filhos e como podem poupar. Listas de baby shower, nascimento e batizado e cartão
presente.”, explica.
A loja online já estava prevista no Plano de Negócios, mas a situação vivida acelerou o arranque, como adianta à Empreendedores. “Tencionamos potenciar vendas por via do comércio electrónico e usamos as redes sociais onde temos cada vez mais feedback. Além da loja online também tentamos fazer um atendimento mais personalizado através de vídeo-chamada.”
Expectante com o futuro, profissionalmente, a meta diária “passa, sem duvida nenhuma por fazer crescer a
Fábrica das Festas.”
E se quiser conhecer melhor o projecto e os conselhos às mamãs, todas as semanas Patrícia púbica nas suas redes sociais um vídeo com a rubríca “Organizar é Poupar”; também disponível aqui na “Empreendedores”.
Onde fica a Fábrica das Festas: Parque das Nações (Norte) – Jardim dos Jacarandás – Alameda dos Oceanos – Lisboa.
Facebook.com/fabricadasfestaslisboa
Loja online – www.fabricadasfestas.pt