A pandemia provocada pela COVID-19 trouxe inúmeros desafios, mas também algumas oportunidades em prol de uma causa comum, no âmbito da solidariedade, da responsabilidade social, do empreendedorismo, da inovação, entre outros.
Muitos acreditam que vivemos o “novo normal”, outros advogam que estamos perante um contexto transitório.
O futuro dirá, mas provavelmente encontramo-nos num ponto de viragem em que os mais inovadores incorporam novos modelos de gestão, novas ferramentas tecnológicas com vista a alcançar vantagens competitivas.
O teletrabalho pode potenciar situações de exclusão de trabalhadores dado o distanciamento físico da empresa e dos colegas que nem sempre efetivamente compensado no digital, mas também pode incentivar a inclusão de grupos mais desfavorecidos, como sejam os trabalhadores com determinadas deficiências e trabalhadores do interior e distantes dos centros econômicos que podem encontrar no teletrabalho maiores oportunidades.
Efetivamente, existem muitas assimetrias, dicotomias e percepções, pelo que seria utópico definir uma solução transversal e universal.
Numa altura em que se retomam os planos back to the office, encontramos casos de empresas que pretendem implementar uma política de remote first, eliminando o escritório físico; outras que equacionam implementar modelos híbridos ou remote friendly; bem como outras que retomarão integralmente as operações no escritório.
A predisposição para o teletrabalho e o regresso ao escritório pode variar de pessoa para pessoa, nem sempre existindo um denominador comum entre as diferentes gerações.
Por isso, afigura-se essencial auscultar a generalidade dos trabalhadores, permitindo a recolha de dados importantes de suporte à tomada de decisão, bem como facilitar os processos de gestão de mudança.
Para incentivar a reflexão e apoiar a implementação de um plano de ação colocaria as seguintes questões:Já escutou ativamente as perceções dos seus trabalhadores?
Qual o modelo de trabalho mais adequado para a sua realidade?
Os seus processos de trabalho estão otimizados e dispõe da tecnologia adequada?
© 2020 Designed byImpulsionar.