Santa Casa e Banco Montepio investem perto de um milhão de euros em projetos
Financiar e potenciar projetos inovadores nas áreas da proteção social, como emprego, saúde, justiça, educação e inclusão, assim como estimular o investimento neste setor, são os principais objetivos dos Projetos de Impacto, uma iniciativa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) e do Banco Montepio.
Os nove projetos identificados já receberam a primeira fatia do financiamento, de um valor total de 934 mil euros.
As duas entidades disponibilizaram 1 milhão e 350 mil euros em instrumentos de apoio à Inovação Social, enquadrados no programa Portugal Inovação Social. No total, foram aprovadas nove candidaturas, dois Títulos de Impacto Social e sete Parcerias para o Impacto, para os quais serão disponibilizados cerca de 934 mil euros.
“Os Projetos de Impacto são uma iniciativa muito importante, que reforça a estratégia da Santa Casa no setor da Inovação e da Economia Social em Portugal. Os projetos aprovados contribuem para a inovação das respostas aos novos desafios contemporâneos, cada vez mais complexos, principalmente no contexto pandémico que vivemos hoje, em áreas centrais como a educação, a digitalização, o envelhecimento ativo, a arte e a cultura, empregabilidade e saúde. Fiel à sua missão e história, a Misericórdia de Lisboa corporiza nesta iniciativa a sua capacidade de adaptação a cada época e às várias oportunidades que dela advêm, como investimento para o impacto, o empreendedorismo e a filantropia estratégica”,
refere Edmundo Martinho, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
“Fiel à razão da sua existência e consciente de que detém um legado de quase dois séculos de história, acrescidas responsabilidades sociais e de desenvolvimento sustentável, o Banco Montepio assume o forte compromisso de contribuir para uma sociedade mais transparente, mais justa e mais sustentável. A ligação umbilical ao terceiro setor é a face mais visível deste nosso compromisso”, afirma Pedro Leitão, Presidente da Comissão Executiva do Banco Montepio.
As Parcerias para o Impacto financiam a criação, desenvolvimento ou crescimento de projetos de Inovação Social, em conjunto com investidores sociais. O objetivo é obter modelos de financiamento mais estáveis, eficazes, duradouros e assentes em resultados de impacto.
Neste âmbito já foram identificados sete projetos nas áreas de saúde, arte e cultura, envelhecimento ativo, empreendedorismo, digitalização e reabilitação de espaço público.
Já os Títulos de Impacto Social têm como objetivo financiar, através de um mecanismo de contratualização e pagamento por resultados, projetos inovadores em áreas prioritárias de política pública, nos domínios do emprego, proteção social, educação, saúde, justiça e inclusão digital.
Tanto as Parcerias para o Impacto como os Títulos de Impacto Social preveem o pagamento com base em resultados e métricas de avaliação de impacto que comprovem a obtenção de resultados sociais e ganhos de eficiência em áreas prioritárias de política pública.
A SCML e o Banco Montepio vão avaliar o resultado destas iniciativas empreendedoras, conhecer os seus impactos, analisar as mudanças provocadas e medi-las sempre que possível.
Benedita Trindade.