• Contacto
  • Quem Somos
  • Ficha Técnica
  • Workshops
  • Onde estudar
  • Parques Tecnológicos/Incubadoras
  • Sugestões dos Leitores
Sexta-feira, Março 24, 2023
My WordPress Website
Advertisement
  • Home
  • Opinião
  • Notícias
  • Serviços
  • Anunciar
  • Editorial
  • A Minha História
  • Coworking
Empreendedores
Home Artigos

Inovação social

Inovação social
Partilhe no FacebookPartilhe no WhatsApp

Santa Casa e Banco Montepio investem perto de um milhão de euros em projetos

Financiar e potenciar projetos inovadores nas áreas da proteção social, como emprego, saúde, justiça, educação e inclusão, assim como estimular o investimento neste setor, são os principais objetivos dos Projetos de Impacto, uma iniciativa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) e do Banco Montepio.

Os nove projetos identificados já receberam a primeira fatia do financiamento, de um valor total de 934 mil euros.

As duas entidades disponibilizaram 1 milhão e 350 mil euros em instrumentos de apoio à Inovação Social, enquadrados no programa Portugal Inovação Social. No total, foram aprovadas nove candidaturas, dois Títulos de Impacto Social e sete Parcerias para o Impacto, para os quais serão disponibilizados cerca de 934 mil euros.

“Os Projetos de Impacto são uma iniciativa muito importante, que reforça a estratégia da Santa Casa no setor da Inovação e da Economia Social em Portugal. Os projetos aprovados contribuem para a inovação das respostas aos novos desafios contemporâneos, cada vez mais complexos, principalmente no contexto pandémico que vivemos hoje, em áreas centrais como a educação, a digitalização, o envelhecimento ativo, a arte e a cultura, empregabilidade e saúde. Fiel à sua missão e história, a Misericórdia de Lisboa corporiza nesta iniciativa a sua capacidade de adaptação a cada época e às várias oportunidades que dela advêm, como investimento para o impacto, o empreendedorismo e a filantropia estratégica”,

refere Edmundo Martinho, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

“Fiel à razão da sua existência e consciente de que detém um legado de quase dois séculos de história, acrescidas responsabilidades sociais e de desenvolvimento sustentável, o Banco Montepio assume o forte compromisso de contribuir para uma sociedade mais transparente, mais justa e mais sustentável. A ligação umbilical ao terceiro setor é a face mais visível deste nosso compromisso”, afirma Pedro Leitão, Presidente da Comissão Executiva do Banco Montepio.

As Parcerias para o Impacto financiam a criação, desenvolvimento ou crescimento de projetos de Inovação Social, em conjunto com investidores sociais. O objetivo é obter modelos de financiamento mais estáveis, eficazes, duradouros e assentes em resultados de impacto.

Neste âmbito já foram identificados sete projetos nas áreas de saúde, arte e cultura, envelhecimento ativo, empreendedorismo, digitalização e reabilitação de espaço público.

Já os Títulos de Impacto Social têm como objetivo financiar, através de um mecanismo de contratualização e pagamento por resultados, projetos inovadores em áreas prioritárias de política pública, nos domínios do emprego, proteção social, educação, saúde, justiça e inclusão digital.

Tanto as Parcerias para o Impacto como os Títulos de Impacto Social preveem o pagamento com base em resultados e métricas de avaliação de impacto que comprovem a obtenção de resultados sociais e ganhos de eficiência em áreas prioritárias de política pública.

A SCML e o Banco Montepio vão avaliar o resultado destas iniciativas empreendedoras, conhecer os seus impactos, analisar as mudanças provocadas e medi-las sempre que possível.

Benedita Trindade.

Previous Post

Sugestão de Leitura: A Missão

Next Post

Brands & Ninjas avalia a presença das marcas nos pontos de venda

Artigos Relacionados

Forças Armadas estão a recrutar
Artigos

Forças Armadas estão a recrutar

06/01/2022
Festas do Povo de Campo Maior já são Património da Humanidade
Artigos

Festas do Povo de Campo Maior já são Património da Humanidade

16/12/2021
Canal Cultura – Rostos e programas
Artigos

Canal Cultura – Rostos e programas

16/12/2021
Next Post
Brands & Ninjas avalia a presença das marcas nos pontos de venda

Brands & Ninjas avalia a presença das marcas nos pontos de venda

Subscrever Newsletter
Sugestão de Leitura
Facebook-f
Instagram
Linkedin
Youtube

Subscreva a Newsletter

Política de Privacidade

Termos e Condições

Política de devolução

Copyright 2023 © Empreendedores. Design by Impulsionar.pt
No Result
View All Result
  • Home
  • Notícias
  • Opinião
  • Serviços
  • Anunciar
  • Editorial
  • A Minha História
  • Coworking
  • Ficha Técnica
  • Contacto

© 2020 Designed byImpulsionar.

This website uses cookies. By continuing to use this website you are giving consent to cookies being used. Visit our Privacy and Cookie Policy.

Irá ser contactado muito em breve pela nossa equipa.

Obrigado.

Empreendedores

Fale Connosco